Notícias

Tradicional celebração de Corpus Christi com tapetes coloridos acontece em Santana de Parnaíba




A prefeitura de Santana de Parnaíba promove no próximo dia 20 de junho/19 a tradicional celebração de Corpus Christi com o tema “Eucaristia: Fonte da Vida para o Jovem em Missão”. A expectativa é que o Centro Histórico da cidade receba mais de 50 mil visitantes ao longo do dia.

Serão 50 toneladas de serragem e outros acessórios que darão forma aos mais de 800 metros de tapetes coloridos, divididos em mais de 60 quadros temáticos, que contam a história da celebração do Corpo de Cristo. Confeccionados pelos moradores da cidade, adultos e crianças, que usam a criatividade para deixar o caminho da peregrinação ainda mais bonito, incluindo, além da serragem fornecida pela prefeitura, objetos como pipoca, tampinhas de garrafa, argila, casca de ovo, cal, algodão, pó de café, entre outros.

Programação

A confecção dos tapetes começa a partir das 6h. A programação religiosa contará com 4 missas: às 8h30, 10h30, 12h, incluindo a missa campal às 15h30, seguida da tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico. A Feira de Artesanato e alimentação acontecerá nas ruas André Fernandes, Pedro Procópio e nas Praças da Bandeira e 14 de Novembro. 

Sobre o Corpus Christi

O nome Corpus Christi, vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, onde era manifestado o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV e atualmente é realizado em diversas partes do mundo.

Foto: Christian Paulsen

Deixe um comentário