Procon-SP recomenda cuidado com as ofertas da Black Friday
Vai fazer compras na Black Friday? Para evitar problemas durante a data promocional do comércio, a recomendação é seguir as orientações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP). Desde 1976, a entidade, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta o cliente sobre seus direitos e deveres, além de receber e encaminhar para os fornecedores responsáveis as queixas e denúncias de consumidores.
A Black Friday brasileira é uma liquidação em âmbito nacional inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano comemorado sempre na última quinta-feira de novembro. Em 2019, o evento será realizado ao longo das 24 horas da sexta-feira, dia 29/11.
Conhecida por proporcionar grandes descontos para o consumidor, a Black Friday também é uma época em que acontecem muitos golpes e o principal deles é o desconto maquiado ou o falso desconto. “O falso desconto ou o desconto maquiado é um dos principais golpes. A metade do dobro. Eles aumentam o preço e depois dão um desconto correspondente ao aumento“, disse Fernando Capez, diretor do Procon-SP.
Capez ainda destacou que sites de empresas que não existem e falha na entrega de produtos são outras situações que as pessoas devem ficar atentas. “As empresas que não existem, ou seja, site não oficial. O estelionatário aplica um golpe e vende na internet um produto que ele não vai entregar. Outro problema muito comum são as empresas que têm o costume de falhar na entrega. Acontece extravio ou os produtos chegam danificados“.
7 dicas do Procon para as compras da Black Friday
Limite de gastos: Faça uma lista dos produtos ou serviços que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Entrega e troca: Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa.
Golpes virtuais: Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
Compras online: Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, confira se o preço não foi alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
Vitrines: Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Cancelamento: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Informações: Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.