Orquestra com músicos refugiados de diversos países faz apresentação especial no Dia das Mães
Procurando um programa diferente para comemorar o Dia das Mães? No dia 13 de maio, domingo, às 11h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe em seu palco Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana Refugi para uma apresentação especial gratuita no Dia das Mães.
O grupo, que conta com músicos refugiados de diversos países, inclui em seu repertório composições próprias e temas tradicionais da Palestina, do Irã, da Guiné, do Congo e do Brasil, além de cantos árabes e persas. Seus integrantes utilizam instrumentos como kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa, bouzouki, dentre outros.
A Orquestra Mundana Refugi surge da formação original da Orquestra Mundana, no qual reunia músicos profissionais de diferentes localidades que residiam ou estavam em São Paulo. Após 15 anos, o Refugi se constituiu por meio de oficinas musicais oferecidas pelo Sesc São Paulo para imigrantes e refugiados, projeto idealizado pelo próprio diretor musical Carlinhos Antunes e pela assistente social Cleo Regina Miranda. O objetivo era acolher e integrar aqueles que escolheram morar em São Paulo, seja por vontade própria ou não.
O grupo ganhou destaque devido a sua relevância social e, no início deste ano, a Agência Nacional da ONU para Refugiados (ACNUR) realizou uma matéria internacional a respeito de seu cotidiano em ensaios e apresentações. A orquestra também já se apresentou no Sesc Pompeia e na Casa de Francisca e, em janeiro de 2019, participará do primeiro festival internacional, na Bahia.
Horários: A partir das 11 horas
Onde: Museu da Casa Brasileira, Av. Faria Lima, 2705
Evento Gratuito