A emocionante encenação da Paixão de Cristo acontece neste fim de semana em Barueri e Santana de Parnaíba
Há mais de 20 anos a tradicional encenação do Drama da Paixão de Cristo é realizada em Barueri e em Santana de Parnaíba no feriado de Páscoa atraindo milhares de moradores da região e turistas. E neste ano não será diferente. Confira a programação!
Barueri
Em Barueri, o espetáculo, encenado há 26 anos, ganha novo espaço e será apresentado nos próximos dias 30 e 31 de março e no dia 1º de abril, no Parque Municipal Dom José. Segundo os organizadores, o novo local possibilitará a construção de cenários ainda maiores e contará com um elenco de cerca de 200 artistas e instalação coberta, com cerca de 1.600 lugares. Este ano, não haverá distribuição de ingressos e a entrada permanece gratuita.
A Paixão de Cristo em Barueri era encenada no Teatro Municipal. Mesmo com a mudança de local o grupo de atores promete manter sua essência de estar próximo do público, promovendo uma grande interação durante o espetáculo, com cenas musicais, danças e música ao vivo, o que faz com que a Paixão de Cristo em Barueri se diferencie das demais apresentações da região. Cerca de 80% das músicas do espetáculo são autorais.
Para mais informações, acesse: www.facebook.com/pxdecristo
Santana de Paraíba
Em Santana de Parnaíba, a encenação acontece em um espaço cenográfico às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgar de Souza, nos dias 29, 30 e 31 Março, as 20:30h. O espetáculo, que em 2018 completa 23 anos, é considerado o maior do Estado de São Paulo e o segundo maior do Brasil encenado a céu aberto.
Ao chegar no local da encenação, o público se impressiona com o tamanho do lugar de 15 mil metros quadrados, cercado por um morro que é transformado em um cenário a céu aberto, totalmente ambientado à época de Cristo, com templo romano, palácio de Herodes e casa de Maria.
Mas é no alto do morro que acontece a cena mais emocionante do Drama, a ascensão de Jesus a uma altura de 5 metros. Quem vê da platéia fica com a impressão de que Ele realmente está indo para o céu. Para completar o momento fascinante acontece uma queima de fogos.
O espetáculo conta com 120 atores e 800 figurantes da comunidade local. Também há a participação de 80 homens da cavalaria do 20º Grupamento de Artilharia Leve do Exército Brasileiro e de alunos do coral e ballet do CCAM (Centro Cultural Artístico Municipal de Santana de Parnaíba).
Além da grandiosidade da encenação, o diferencial do Drama da Paixão de Santana de Parnaíba está no fato de que na primeira parte do espetáculo sempre é mostrada uma história bíblica diferente. Neste ano será sobre A Perseverança de Jó, livro do velho testamento que fala sobre um homem que passa por adversidades, perde tudo, menos a esperança e a fé em Deus e por perseverar até o fim, tem sua vida restaurada e recebe tudo de volta em dobro. Mais detalhes sobre o roteiro, você encontra aqui.
Para garantir a segurança do público durante o evento, será montado um esquema especial de trânsito, tanto de veículos, quanto de pessoas nas imediações da Barragem Edgard de Souza e Centro Histórico. Para os portadores de deficiência física, haverá transporte com veículo especial adaptado para levá-los até local, com saída da esquina da Rua Coronel Raymundo, com a Estrada dos Romeiros (vagas são limitadas). As pessoas com necessidades especiais também terão um espaço exclusivo na platéia.
E para quem for de carro, a Prefeitura ainda montou um esquema especial de estacionamento (fora do local do evento – área externa), coordenado pelos profissionais do Departamento de Engenharia e Educação de Trânsito (DET), que orientarão os motoristas no local.
O público contará, ainda, com uma praça de alimentação, com quiosques previamente cadastrados pela Prefeitura e fiscalizados por agentes da Vigilância Sanitária. Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas em nenhum dos quiosques. Os espectadores também não poderão entrar portando garrafas ou latas de bebidas.
Local: Parque Municipal Dom José – Rua Ângela Mirella, 500, Barueri
Entrada Gratuita
Duração: 2h30
Local: Barragem Edgar de Souza – Estrada dos Romeiros, km 40, portão 2 (acesso pela saída 26B da Rodovia Castelo Branco)
Entrada Gratuita (haverá ponto de arrecadação para quem doar 1 kg de alimento não perecível em prol do Fundo Social de Solidariedade)